
A neuropsicologia é uma área das neurociências que busca detalhar a relação entre o cérebro, suas funções e o comportamento do indivíduo. A Avaliação Neuropsicológica é um exame complementar que inclui testes cognitivos, funcionais, psicológicos e comportamentais. Baseado nos resultados da avaliação neuropsicológica a equipe médica determinará o melhor tratamento. A neuropsicologia é uma especialização e diversas áreas da saúde podem atuar neste campo, dentre elas a fonoaudiologia, pedagogia e a psicologia. No Cog-Aging, a equipe que realiza a Avaliação Neuropsicológica é composta por profissionais da Psicologia.
A Avaliação Neuropsicológica conduzida em nossa pesquisa é realizada após a avaliação com médico do Cog-Aging. A avaliação é realizada em dois dias com duração máxima de duas horas cada dia de avaliação, onde serão aplicadas escalas, testes e uma entrevista com a pessoa idosa e seu informante.
Todos os participantes da pesquisa são avaliados anualmente por um neuropsicólogo. A avaliação neuropsicológica fornece dados muito importantes para:
- Auxiliar na definição do diagnóstico
- Ajudar a diferenciar as diferentes condições cognitivas (Por exemplo: as dificuldades encontradas podem ser devido a comprometimento cognitivo leve ou demência?)
- Definir a melhor forma de conduzir o tratamento e orientar a família
Na véspera da Avaliação Neuropsicológica tome os seus medicamentos, evite o consumo de álcool e tenha uma boa noite de sono. No dia do exame, tome as suas medicações, alimentar-se bem, chegar com antecedência de 15 minutos e trazer um acompanhante. Lembre-se de trazer as receitas médicas ou a tampinha da caixinha dos remédios que usa e os seus óculos e/ou aparelhos auditivos, caso faça uso.
A avaliação Neuropsicológica não é um diagnóstico em si. Neuropsicólogos avaliam o desempenho cognitivo e fornecem uma melhor compreensão do envelhecimento do cérebro da pessoa idosa.
Realizar a avaliação é dar um passo importante em direção a um cuidado mais aprofundado e personalizado da sua saúde.