As pssoas idosas que aceitam participar em nossas pesquisas, após a leitura ou escuta da leitura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) são convidadas a coleta de sangue. Os profissionais responsáveis pelo procedimento no Cog-Aging são experientes e treinados para a sua realização. O material é totalmente estéril e descartável. O sangue coletado será devidamente etiquetado e utilizado somente para os propósitos de pesquisa. Não há qualquer custo para o paciente.
A coleta de sangue realizada no Cog-Aging serve para avaliar a presença de alterações genéticas e/ou de biomarcadores que podem ter relação com o maior risco de desenvolver a Doença de Alzheimer. Cabe destacar que esta coleta de sangue não possui o objetivo de apresentar resultados de exames de rotina, como por exemplo, nível de colesterol, fuções hepáticas entre outros, estes são realizados nos Centros de Saúde, de acordo com a necessidade e com encaminhamento do médico. Portanto, a coleta de sangue do Cog-Aging não substitui a coleta realizada pelo Centro de Saúde, se solicitada pelo médico.
Para que o resultado do exame de sangue coletado no Cog-Aging seja entregue ao participante da pesquisa e/ou ao representnte legal é necessário reunir uma amostra grande de sangue para que o experimento seja realizado, uma vez que o kit para essa análise é muito caroe que não desperdiçamos o pouco recurso financeiro que temos disponível, esse resultado pode demorar um pouco a ser entregue. Contudo, à medida que os resultados ficam prontos, os médicos que atendem no Cog-Aging entregam e explicam o que foi encontrado aos participantes e/ou a seus informantes.