- COG-AGING: Pesquisa em cognição e envelhecimento
Tem o objetivo de auxiliar no diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer através do acompanhamento longitudinal de pacientes com e sem comprometimento cognitivo e da dosagem dos biomarcadores no líquido cefalorraquidiano (que é o líquido que envolve o cérebro) e/ou no sangue.
- Desenvolvimento de instrumentos para a avaliação de transtornos neurocognitivos.
- Terapia de estimulação cognitiva em idosos residentes de instituições de longa permanência.
- Neuromodulação com estimulação magnética transcraniana em idosos com depressão e Doença de Alzheimer.
- Coorte prospectiva de pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve Amnéstico e determinação de fatores de risco para conversão para Demência de Alzheimer no Brasil.
Objetiva avaliar os fatores de risco de conversão de pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve Amnéstico para Doença de Alzheimer e estudar os potenciais fatores protetores dessa progressão.
- Ensaio de desempenho clínico de dispositivo diagnóstico para avaliar e confirmar a associação de perfil de biomarcadores plasmáticos em idosos com Doença de Alzheimer.
Tem como objetivo analisar o perfil evolutivo dos biomarcadores da Doença de Alzheimer nos diferentes estágios clínicos da Doença de Alzheimer.
- Estudo da participação fúngica nos mecanismos da Doença de Alzheimer por meio do estudo de biomarcadores no líquido cefalorraquidiano e no sangue periférico.
Tem por objetivo verificar se há DNA de fungos no líquido cefalorraquidiano e analisar se isso tem relação com sinais de inflamação no cérebro ou no sangue, em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve, Doença de Alzheimer e sem Comprometimento Cognitivo ou funcional objetivo.
- Estudo de envelhecimento populacional: conhecendo a população idosa de Belo Horizonte.
Objetiva analisar os principais problemas de saúde apresentados pela população idosa atendida pelo serviço de geriatria do Hospital das Clínicas UFMG e definir os instrumentos mais adequados para serem utilizados a fim de determinar sua condição de saúde.
- Estudo de comprimento dos telômeros em pacientes com cognição normal, Comprometimento Cognitivo Leve e Demência de Alzheimer e sua correlação com composição corporal.
Tem o objetivo de avaliar se existe associação entre o comprimento do telômero com o comprometimento cognitivo na Demência de Alzheimer e no Comprometimento Cognitivo Leve.
- Indicadores de atenção hospitalar de pacientes oncológicos com critérios para cuidados paliativos internados em dois hospitais públicos de Belo Horizonte.
Este estudo pretende descrever os indicadores da atenção hospitalar de pacientes oncológicos com critérios para cuidados paliativos internados em dois hospitais de Belo Horizonte.
- Perfil de biomarcadores neuroinflamatórios no líquido cefalorraquidiano e no sangue periférico de pacientes sem comprometimento cognitivo objetivo, com Comprometimento Cognitivo Leve e Demência por Doença de Alzheimer provável.
Tem como objetivo analisar as substâncias chamadas citocinas no sangue e no líquido cefalorraquidiano de idosos com e sem Comprometimento Cognitivo, e ver como essas substâncias se relacionam com os sinais do Alzheimer e com o desempenho mental dos pacientes, especialmente em áreas como memória e tomada de decisões, através da avaliação neuropsicológica.
- Desenvolvimento e validação de um questionário de rastreio de disfagia para aplicação em cuidadores de idosos com demência.
Tem por objetivo o desenvolvimento de um questionário, aplicado ao cuidador, para identificação dos sinais e sintomas de disfagia orofaríngea (que é a dificuldade de esvaziar o material da orofaringe no esôfago) no idoso com demência de graus leve, moderado e avançado.
- Efeito da eletroestimulação neuromuscular no tratamento das alterações de deglutição de idosos com demência do tipo.
Tem o objetivo de analisar o efeito da eletroestimulação neuromuscular nos tempos de trânsito oral e de formação do bolo alimentar (que é o intervalo entre o início do movimento da língua empurrando o alimento para trás, até o momento em que o alimento passa pela base da língua e chega perto da garganta) em idosos com demência do tipo Alzheimer leve e moderada.
- Resiliência na população idosa brasileira: uma perspectiva multidimensional.
Visa realizar a adaptação transcultural e validação da escala The Multidimensional Individual and Interpersonal Resilience Measure para a população idosa brasileira e avaliação dos aspectos psicométricos resultantes.