AMBULATÓRIO DE COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE E DOENÇA DE ALZHEIMER:
O Ambulatório de Comprometimento Cognitivo Leve e Doença de Alzheimer se propõe a ser o ambulatório didático destinado a promover o trabalho em equipe interprofissional, para atender de forma integral as necessidades dos idosos e famílias. Para tanto, conta com a participação de médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiologos e farmacêuticos para dar suporte aos atendimentos realizados pelos residentes médicos e multiprofissionais, assim como alunos de extensão e iniciação científica. Após as consultas, os casos são discutidos entre todos os profissionais e, posteriormente, é feita a comunicação adequada com os pacientes e seus familiares, de modo que os idosos se sintam acolhidos e entendidos em relação às suas queixas.
Agendamento de consultas – Primeira Consulta: Encaminhar para o sistema de agendamento da psiquiatria do ambulatório Bias Fortes. Quando houver abertura de vagas para primeira consulta, apenas os casos prioritários serão agendados como: esquizofrenia e outros transtornos psicóticos, transtorno bipolar, depressão refratária, transtorno obsessivo-compulsivo e demências. Outros diagnósticos são considerados de acordo com a descrição clinica.
Para o agendamento é necessário um encaminhamento médico em folha do sus ou particular, com a descrição clinica e do diagnóstico, nome completo idade e medicamentos em uso e o motivo do encaminhamento. O paciente ou familiar deve levar o papel para a central de agendamento do Bias Fortes.
Equipe: Maria Aparecida Bicalho Camargos, Bernardo Viana,
Dia e horário: Quarta-feira, de 13:00 às 18:00h
Local: Instituto Jenny de Andrade Faria
AMBULATÓRIO DE AVALIAÇÃO COGNITIVA
A avaliação cognitiva é uma etapa fundamental do diagnóstico de transtornos mentais. Sua realização ocorre através do uso de instrumentos padronizados e validados, aplicados por profissionais previamente treinados. O resultado da avaliação cognitiva tem como objetivo a coleta de informações de natureza qualitativa e quantitativa pertinentes ao perfil cognitivo do paciente. Esta etapa possibilita ao profissional reconhecer possíveis déficits de funções cognitivas, globais ou específicas, e implicações na funcionalidade do paciente.
O ambulatório Didático de Avaliação Cognitiva visa atender propósitos assistenciais e pedagógicos. Os pacientes e seus familiares poderão se beneficiar de informações acerca de limitações impostas pelos déficits cognitivos identificados, assim como discutir as estratégias compensatórias e/ou adaptativas, em prol da qualidade de vida do paciente e da família. Visa também o desenvolvimento de habilidades para a realização de uma avaliação cognitiva, assim como para desenvolver a visão crítica sobre os resultados de uma avaliação, suas vantagens e suas limitações.
Agendamento de consultas – Primeira Consulta: Apenas pacientes encaminhados pelos profissionais do Ambulatório de Saúde Mental de Idosos serão agendados pela equipe.
Equipe: Bernardo Viana
Dia e horário: Sexta-feira de 14:00 às 18:00h
Local: Ambulatório Borges da Costa
AMBULATÓRIO DE PSICOTERAPIA DE IDOSOS
O ambulatório de psicoterapia para idosos iniciou suas atividades em 2014 voltadas para prevenção de recaída depressão em idosos. Inicialmente com foco assistencial, se transformou em local de ensino de médicos e psicólogos na prática psicoterápica para idosos.
As atividades desenvolvidas são baseadas na Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) para idosos. A TCC pressupõe que a cognição, que é passível de monitoramento, tem influência sobre o comportamento e sobre as emoções. Portanto, a modificação de pensamentos pode conduzir à mudança comportamental e alívio do sofrimento emocional. Trata-se de uma modalidade terapêutica breve, voltada para objetivos, a serem alcançados de forma colaborativa com o paciente. As intervenções são sistematicamente planejadas, conforme diagnóstico identificado na avaliação inicial dos pacientes e ao longo da evolução do caso.
O modelo de intervenção Cognitivo-Comportamental tem se mostrado eficaz no tratamento de idosos com diagnósticos de depressão e ansiedade, sobretudo em quadros subsindrômicos e em remissão, visando impedir a intensificação dos sintomas e a prevenção de potenciais recaídas. Os trainees serão orientados a desenvolver habilidades terapêuticas e aplicar técnicas comprovadamente eficazes no manejo dos diagnósticos estabelecidos.
Agendamento de consultas – Primeira Consulta: Apenas pacientes Idosos com Transtornos depressivos ou Transtornos ansiosos do Serviço de Psiquiatria e do Serviço de Geriatria do HC-UFMG serão agendados pela equipe.
Equipe: Júlia Costa Dias e Bernardo Viana
Dia e horário: Segunda-feira de 08:00 às 13:00h
Local: Ambulatório Bias Fortes
AMBULATÓRIO DE PSICOGERIATRIA
Com o envelhecimento da população mundial tornam-se mais prevalentes transtornos psiquiátricos nos idosos. Essa população possui características peculiares na assistência e tratamento, seja pela maior frequência de comorbidades, polifarmácia e incapacidades associadas, como pela necessidade de investigação de causas neurodegenerativas. O ambulatório de psicogeriatria é destinado à assistência destes pacientes, assim como ao ensino e pesquisa.
Agendamento de consultas – Primeira Consulta: Os pacientes serão encaminhados de serviços externos, de outros ambulatórios do hospital e agendados com a secretária da psiquiatria no Ambulatório Borges da Costa, ou pela equipe assistencial do ambulatório. As vagas para primeira consulta estarão abertas durante todo o ano, conforme número de vagas disponíveis para atendimento ou apreciação dos coordenadores da equipe. Uma é o número máximo de primeiras consultas para cada dia de atendimento do residente
Equipe: Paulo Henrique Teixeira do Prado
Dia e horário: Quinta-feira de 07:00h às 13:00h
Local: Ambulatório Borges da Costa